Cursos com Planos Próprios
A formação abrangente proporcionada pelos cursos, não só a nível de competências gerais, mas também técnicas e específicas, forma integralmente os alunos e deixa-os preparados para responder aos desafios colocados pela sociedade, nomeadamente, numa mais fácil integração na vida ativa, bem como na criação do seu próprio emprego e de novos postos de trabalho, não afastando a hipótese do prosseguimento dos estudos a nível superior.
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) faz parte integrante do curso e é realizada pelos alunos do 3.º ano, possuindo uma natureza de projeto transdisciplinar, integrador de todos os saberes e capacidades desenvolvidas ao longo do curso, estando todo o seu processo referido no Regulamento Interno.
A PAP deve ser encarada como estruturante do futuro profissional do jovem na medida em que deve resultar num produto tecnicamente relevante para a atividade empresarial do setor no qual se integrará, pela sua utilidade e qualidade; permitindo demonstrar a perceção e preparação do aluno para as necessidades concretas desse setor de atividade. Esta prova funciona ainda como uma oportunidade de demonstrar aos potenciais empregadores a capacidade do aluno para um desempenho profissional capaz e rigoroso. A PAP será objeto de avaliação contínua, com a participação de todos os intervenientes, em especial dos professores/formadores Orientadores.
No que diz respeito à organização da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), o Colégio tem, desde sempre, tido a preocupação de facultar a todos os alunos esta importante e fundamental componente da formação (mesmo nos antigos cursos em que o plano curricular não contemplava esta componente), consciente de que só com ela o aluno conseguirá confrontar as suas aprendizagens com a realidade, desenvolver e aperfeiçoar competências, bem como, consolidar a sua formação, sempre numa perspetiva de aperfeiçoamento e de adequabilidade às exigências do mercado de trabalho, não só da cidade ou do concelho, mas de toda a alargada região de onde são oriundos os alunos, desenvolvendo-se simultaneamente o seu nível de responsabilidade.
Estes Cursos de Planos Próprios correspondem, ao nível local e regional, ao esforço nacional de inovação tecnológica e de melhoria da qualidade de vida, que nesta vasta área geográfica se revela ainda mais premente.