Contabilidade e Empreendedorismo

O curso de Contabilidade e Empreendedorismo foi pensado para futuros profissionais que, tendo aptidão e gosto por áreas como financeira, comercial e contabilística, se sirvam das diferentes técnicas com tal versatilidade que permitam às organizações adaptar-se à mudança, reagindo a novos fatores de competitividade, reduzindo gastos, apostando na qualidade, na inovação e na satisfação do cliente. A flexibilidade e a formação atualizada e atualizável que aqui se valoriza, permite formar profissionais que assumam o empreendedorismo como um mecanismo de criação de novas oportunidades e quiçá, do próprio emprego nesta áreas ou áreas afins.

Concluindo o ensino secundário e de posse do Certificado de Qualificações de nível IV, o Técnico de Contabilidade e Empreendedorismo fica apto a organizar, classificar e registar operações contabilísticas correntes, fazer processamento de salários, estabelecer as relações entre as organizações e a AT, apoiar na redação de relatórios de apoio à gestão, tudo isto com recurso às ferramentas informáticas disponíveis no mercado. Serão técnicos de grande valia para os Contabilistas Certificados, Gestores, Gerentes, Administradores, Revisores Oficiais de Contas e outros grupos profissionais com responsabilidades nas organizações. Falamos de tipos muito diversos de organizações, especificando, a título de exemplo, empresas privadas e públicas, autarquias locais, companhias de seguros e instituições financeiras.

A conclusão do curso possibilita também o acesso ao ensino superior em cursos da área de Economia, Gestão, Relações Internacionais, Comércio Internacional, Informática de Gestão, Direito, Contabilidade, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e outros relacionados com a área ou áreas afins. Pela forte e sólida formação Geral e Científica, podem ainda, querendo, reorientar a sua opção inicial, bastando submeter-se a exame nacional à(s) disciplina(s) exigida(s) pela Faculdade ou Instituto Politécnico.

Matemática A *
Matemática B *
Economia A **
Língua Estrangeira I ou II ou III **

Contabilidade Financeira e Orçamental
Gestão Estratégica e Empreendedorismo
Aplicações Informáticas Empresariais
Fiscalidade e Finanças

** O aluno escolhe apenas uma das disciplinas.