Gabinete de Inserção na Vida Ativa

O Gabinete de Integração na Vida Ativa (GIVA) tem como missão monitorizar os processos de inserção profissional e acompanhar o percurso dos alunos do Colégio, ao nível da inserção no mercado de trabalho, do prosseguimento de estudos e do encaminhamento para os respetivos institutos de emprego e formação profissional, em colaboração com o Diretor dos respetivos cursos, o professor responsável pelo acompanhamento dos alunos na Formação em Contexto de Trabalho e pelos Serviços de Psicologia e Orientação.

São ações/competências do GIVA:
• Auscultação aos alunos do ensino profissionalizante, através de um inquérito online, após a conclusão do 12.º ano, com o objetivo de se aferirem as opções realizadas e acompanhar a sua evolução no mercado de trabalho.
• Avaliação dos resultados obtidos através da análise aos inquéritos, a fim de se procurar soluções para os alunos que não estão inseridos em nenhum trajeto formativo, em articulação com os diversos Institutos de Emprego e Formação Profissional.
• Preparação para entrevistas de emprego, elaboração de currículos e realização de candidaturas.
• Encaminhamento de alunos para ações de formação profissional e aprendizagem ao longo da vida.
• Reporte de informação para os responsáveis pedagógicos subordinada à Formação em Contexto de Trabalho e aos conteúdos programáticos das disciplinas da Formação Tecnológica, tendo em vista a atualização constante do plano curricular dos cursos de planos próprios que integram a oferta formativa do Colégio, concretamente, tendências formativas oferecidas pelos institutos de emprego, práticas profissionais levadas a cabo pelas empresas, informações recolhidas no âmbito da higiene e segurança no trabalho, e implementação de programas e tecnologias pelas empresas que concorrem para a melhoria e atualização dos conteúdos curriculares dos cursos.

5.ª feira: 9h00 – 11h00

Dr.ª Arly Correia | arlycorreia@colegiosaogoncalo.pt