Biotecnologia Aplicada

A Biotecnologia é a tecnologia baseada nas ciências biológicas e integra saberes de natureza multidisciplinar das áreas de Biologia, Microbiologia, Genética Molecular e Química. É responsável pela introdução de novos produtos, novos métodos e novas tecnologias em várias áreas da indústria, saúde e ambiente, que permitem dar resposta a problemas atuais. Como exemplos, pode citar-se a produção do arroz dourado (rico num precursor de vitamina A), o desenvolvimento de plantas resistentes a pragas, a produção de biocombustíveis, a produção de biossensores e de novas técnicas de diagnóstico de doenças.

Finalidades do curso

O objetivo do curso é dar uma formação base, preparatória para o exercício de funções na área da Biotecnologia. Desta forma a componente laboratorial e de experimentação de tecnologias aplicadas acompanha a formação teórica, permitindo uma formação mais prática e possibilitando:

• conhecer aspetos básicos da Biologia, Microbiologia, Bioquímica, Química e Genética Molecular;
  • conhecer e saber utilizar materiais e equipamentos laboratoriais;
  • executar as operações laboratoriais básicas mais frequentes em Bioquímica, Biologia, Microbiologia e Química;
  • aplicar metodologias simples características da indústria agroalimentar, da exploração de recursos marinhos e da recuperação ambiental;
  • conhecer as principais áreas da biotecnologia: processos agroalimentares, ambientais, marinhos e associados à saúde;
  • desenvolver a curiosidade e a atitude inovadora e empreendedora na área da Biotecnologia.

A conclusão e aprovação no curso de Biotecnologia Aplicada permite a certificação das aprendizagens, de modo que os alunos desenvolvam as competências profissionais associadas ao curso. Confere o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) e corresponde ao nível do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). À saída do curso, o aluno é competente para realizar funções técnicas em:

• laboratórios de análises bioquímicas e microbiológicas,
  • centros de melhoramento agroalimentar e ambiental,
  • indústrias alimentares, farmacêuticas ou químicas,
  • parques e reservas naturais e viveiros de plantas,
  • outras funções ligadas à sua área de formação científico-tecnológica.

A conclusão do curso possibilita também o acesso ao ensino superior em cursos da área da saúde, ciências biológicas, ciências biomédicas, bioengenharia, engenharia ambiental, entre outros. Para tal basta obter aprovação nas disciplinas que constituem as provas de ingresso exigidas pelo curso/instituição do ensino superior.

Matemática A *
Matemática B *