O programa ERASMUS+ foi criado pela União Europeia e é um dos programas mais conhecidos e bem-sucedidos no campo da educação, formação, juventude e desporto. Baseado na promoção da mobilidade, cooperação transnacional e intercâmbio de boas práticas entre instituições de ensino, organizações juvenis, empresas e outras entidades, abrange uma variedade de ações, como a mobilidade individual para estudantes, pessoal docente e não docente, parcerias estratégicas entre organizações, projetos de voluntariado, entre outros. Essas ações visam contribuir para o desenvolvimento de um espaço europeu de educação de alta qualidade e reforçar a identidade europeia. Na sequência de mais uma época “ERASMUS+”, o Colégio iniciou no primeiro período letivo dois projetos nas tipologias de ação KA210-VET e KA220-SCH. Com o título “Cultural Routes and Digital Storytelling: Sharing Narratives of Europe’s Rich Heritage and Diversity”, assumiu a coordenação do primeiro projeto, juntamente com uma escola parceira da Chéquia, para ajudar os professores de Ensino e Formação Profissional(izante) (VET) a criar atividades de aprendizagem que permitam aos alunos mobilizarem o uso de plataformas digitais, através da produção de uma curta-metragem que ilustre os valores comuns da União Europeia, os princípios de unidade e diversidade, assim como a sua identidade cultural, consciência cultural e património social e histórico. A produção do filme é o mote para integrar os programas tradicionais de disciplinas VET numa narrativa fictícia, seguindo as etapas: Pré-produção (guião e intervenientes; pesquisa de locais; storyboard), Produção (filmagem) e Pós-produção (edição; distribuição comercial e merchandising). Implicando diretamente 22 alunos, a troca de práticas pedagógicas internacionais em áreas semelhantes vai permitir o reforço da missão de ambas as instituições de ensino. O objetivo principal do segundo projeto, “Toward the Responsible and Constructive use of Generative AI in Language Learning at School”, é auxiliar os professores na criação de atividades de aprendizagem que permitam aos alunos utilizar a inteligência artificial generativa (como o ChatGPT) de forma transparente, responsável e construtiva. As atividades de aprendizagem desenvolvidas serão integradas num programa contínuo de desenvolvimento profissional e tecnologia para educadores. As competências de comunicação da língua inglesa serão a área inicial de foco. Estão planeadas três sessões de formação em mobilidade que reunirão professores do ensino secundário de Espanha, de Portugal e da Estónia. Nessas sessões, as atividades de aprendizagem serão concebidas e aprimoradas através de uma colaboração com investigadores. Entre as sessões, os professores participantes testarão as atividades com os alunos e será criada uma plataforma online e um conjunto de ferramentas, ambas utilizadas em oficinas e simpósios destinados a educadores em cada país parceiro. Finalmente, na sequência da participação de professores do Colégio numa iniciativa “Multiscale EU Teachers Training”, que decorreu em Itália no último Verão, está a ser produzida a versão portuguesa de um vídeo sobre o Dia da Europa, com a ajuda de vozes dos alunos do Colégio. Estes são apenas alguns exemplos de como é possível garantir satisfação profissional docente, numa época onde há a perceção de que o aluno não tem surgido como protagonista da sua missão. Acompanhe os detalhes e o desenvolvimento dos projetos nos canais oficiais do Colégio.