Decorreu de 13 a 20 de janeiro uma das atividades internacionais do projeto ERASMUS+ KA210-VET “Cultural Routes and Digital Storytelling: Sharing Narratives of Europe’s Rich Heritage and Diversity”, que permitiu a troca de experiências pedagógicas entre alunos e professores do Colégio, e a escola de ensino profissionalizante da Chéquia, ISŠ HPOS Příbram. Com a duração de 18 meses, esta etapa permitiu o intercâmbio de conhecimento técnico entre entidades de formação homólogas nas áreas de Turismo, Design, Animação, Comunicação e Gastronomia, mas com práticas letivas muito diferentes nos dois países. Durante essa semana, foram criadas atividades de aprendizagem que permitiram aos alunos mobilizarem o uso de plataformas digitais, através da produção de uma curta-metragem que irá ilustrar no final do projeto os valores comuns da União Europeia, os princípios de unidade e diversidade, assim como a sua identidade cultural, consciência cultural e património social e histórico. A produção do filme é (apenas) o mote para integrar os programas tradicionais de disciplinas VET numa narrativa fictícia, seguindo as etapas: Pré-produção (guião e intervenientes; pesquisa de locais; storyboard), Produção (filmagem) e Pós-produção (edição; distribuição comercial e merchandising). Implicando diretamente 22 alunos do ensino secundário, o intercâmbio vai permitir o reforço da missão de ambas as instituições de ensino. Em abril decorrerá outra atividade internacional, mas desta vez na Chéquia. Aqui fica o vídeo que resume a semana inesquecível dos nossos alunos.