O método de aprendizagem de leitura/escrita designado por sintético-fonético é predominante nas escolas portuguesas. Consiste no ensino da letra como unidade, juntando-se, posteriormente, sílabas para formar palavras. Num percurso ascendente, as frases só surgem numa etapa final do processo. Por contraponto, o Método das 28 Palavras agrega uma metodologia de ensino mista, baseado no princípio de “associar o sentido e a compreensão a tudo o que o aluno lê“, para depois fragmentar a palavra em sílabas, e a partir destas, compor outras palavras, levando “o aluno a ter plena consciência do motivo analógico e ser capaz de explicar a razão pela qual relaciona a nova palavra com a que serve de guia.” (Mialaret). As crianças aprendem a ler a partir do que é significativo para elas, contextualizando as palavras através da evocação de objetos e personagens do mundo que a rodeia. Em 2020, o Colégio decidiu adotar o Método das 28 Palavras. Nesse método, ao longo do 1.º ano de escolaridade, são exploradas 28 palavras, criteriosamente escolhidas para abordar conteúdos fonéticos e silábicos com crescente grau de complexidade. Pretende-se que no início do 2.º ano de escolaridade, independentemente do método, os alunos estejam, globalmente, em estágios similares. Embora não seja recente, a sua aplicação ainda contempla alguma desconfiança e não abundam na bibliografia os recursos necessários para uma mobilização prática diversificada. Com a experiência dos professores do Colégio de São Gonçalo, foi agora possível compilar um conjunto de novos recursos sobre o método, num livro que foi objeto de apresentação em novembro, no auditório do Colégio. Com o nome “Borboletinhas” (Edições Esgotadas), da autoria dos professores Luísa Mendes, Filipe Taveira (Colégio de São Gonçalo); e Cidália Fernandes (Escola Secundária de Penafiel), pretende-se despertar “o interesse da criança através de uma grande diversidade de exercícios, os quais permitem um trabalho ativo de investigação e observação que a levará depois à descoberta de novas palavras, desenvolvendo o gosto pela leitura e pela escrita (autores)”.