O 15.º Encontro Nacional de Química-Física (ENQF) decorreu nos dias 04 e 05 de abril. Organizado pela Divisão de Química-Física da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), o ENQF tem, desde a primeira edição, em 1993, o objetivo de reunir a comunidade científica nacional, para divulgar a investigação em curso, promover sinergias e estimular discussões em torno de campos já bem estabelecidos ou emergentes da Química-Física. A participação de estudantes e jovens investigadores é fortemente encorajada, pelo que o Colégio esteve presente através do aluno Miguel Costa, do 12.º ano do Curso com Plano Próprio de Biotecnologia Aplicada, com uma comunicação oral no âmbito do trabalho desenvolvido na sua Formação em Contexto de Trabalho, que decorre no Centro de Química da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sob a tutoria da investigadora Pós-doc Mariana Fernandes. O Miguel apresentou uma parte do trabalho que realiza com superfícies foliares de plantas com características superhidrofóbicas. Nos últimos anos, as pesquisas na área dos biomateriais têm permitido explorar conceitos fundamentais sobre as suas propriedades físico-químicas e mostrar diferentes exemplos da aplicação em vários dispositivos.  O estudo de filmes superhidrofóbicos, inspirados na superfície de folhas e pétalas de plantas do Norte de Portugal, é um dos muitos projetos desenvolvidos no Centro de Química de Vila Real (CQVR), visando desenvolver filmes biomiméticos inovadores com superhidrofobicidade melhorada. Uma área de enorme potencial tecnológico para as indústrias automóvel, aeronáutica e espacial é a do desenvolvimento de revestimentos anti-acing destinados à prevenção de aderência de gelo à superfície das estruturas devido às suas propriedades antiaderentes. Desde os primeiros estudos efetuados pela U.S. Navy nos anos sessenta do século passado e posteriormente pela NASA no Space Shuttle, o interesse nestes materiais é enorme. Igualmente interessante no mesmo contexto é o efeito anti-fogging, que permite prevenir a condensação de água sob a forma de gotas. Outra propriedade de grande impacto para as indústrias automóvel e, sobretudo, aeronáutica e espacial, é o efeito de self-cleaning que gera, por sua vez, o efeito anti-drag que conduz à redução da resistência aerodinâmica e ao aumento significativo da velocidade do veículo. Além disso, contribui para um menor consumo de combustível, maior gama de operação, maior resistência e maior segurança, tal como amplamente demonstrado pela Boeing nos últimos anos. Há vários anos que este Centro de Investigação recebe alunos do Colégio para a concretização da Formação em Contexto de Trabalho, permitindo o contacto com tecnologias e vivências técnicas específicas de uma determinada função ou profissão. Congratulamos o nosso aluno pela ótima representação do Colégio, estando convictos que o estabelecimento de parcerias com o Ensino Superior e o tecido empresarial permitirá o desenvolvimento de competências técnicas e sociais dos jovens.