Temos uma escola que se move. E temos a Semana do Colégio de São Gonçalo, que nos moveu de 09 a 14 de maio. Desde as nove até ser tarde, talvez nos nossos sonhos, à noite. Jovens que se projetam nos programas de grupo, mãos construtoras e artesãs, a ciência em tubo de ensaio como compete à escola, ensaios de danças, muita, muita música, a mecânica que nos sustém, a química que nos une, a língua que se torna verso, os pincéis que espelham cor, as adições às nossas experiências de todos os dias, as subtrações das angústias. Esta semana é a primavera do nosso contentamento, do nosso poder de criação, do nosso estudo e do nosso estado jovial, alegre, realizado. É um momento único de partilha de vivências entre os que vivem no colégio e os que, vivendo lá fora, vivem o colégio connosco. É um olhar a atuar no futuro. É a nossa vontade de nele participar ao nosso modo atuante, sempre atento, inovador e renovado, distinto. Temos a Semana do Colégio de São Gonçalo para desenhar uma identidade única no nosso crescimento, um perfil fiel ao nosso desejo de festejar a escola, de preparar a nossa escala e celebrar a vida. Porque, como cada um de nós, o Colégio se move. Cá estaremos, no próximo ano, para continuarmos a criar empatias.

Professora Isabel Costa

Ligação para a reportagem ‘Porto Canal’