O Colégio de São Gonçalo de Amarante – Escola Católica (CSG-EC) é uma das escolas-piloto do Projeto PAFSE ao longo do ano letivo 22/23. O Projeto Europeu Partnerships for Science Education (PAFSE) envolve várias escolas, universidades, empresas e provedores de educação não formal na construção de clusters científicos que aumentam a conscientização dos jovens sobre os desafios da saúde pública. Em Portugal, o PAFSE é coordenado pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA), mais concretamente pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e conta com a participação de Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), mas também alunos e professores do CSG-EC. A 29 de outubro iniciaram-se os primeiros trabalhos no âmbito do Cenário Educativo “Modelação, Impressão e Animação 3D”, onde estiveram envolvidos vários professores do Colégio e investigadores da UTAD. No final de abril decorrerá a implementação deste Cenário Educativo nas turmas de 8.º e 9.º anos, sob tutoria e orientação dos professores das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química, respetivamente. O PAFSE envolve a colaboração de quatro países (Polónia, Grécia, Chipre e Portugal), tem como Parceiros Estratégicos a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, mas também vários Membros do Consórcio ao nível nacional e internacional. Pretende aumentar a competência dos alunos na aprendizagem baseada em projetos (project-based learning), aumentar a curiosidade na procura e compreensão das evidências disponíveis e o seu interesse em disciplinas STEM (science, technology, engineering, mathematics) e profissões relacionadas com a saúde, introduzindo modelos e recursos digitais gratuitos em desafios de saúde pública. Perante os Objetivos Estratégicos do Colégio, o Projeto PAFSE coaduna-se com a visão de ser uma instituição de excelência na formação integral e inclusiva, num mundo contemporâneo e exigente, visão comprometida com a formação de cidadãos autónomos e responsáveis. Os resultados serão divulgados em próximas newsletters.