Durante cerca de dois anos, 30 professores do Colégio de São Gonçalo de Amarante – Escola Católica (CSG-EC) participaram num programa de formação sobre práticas pedagógicas ativas baseadas em evidências partilhadas, criado no âmbito de um projeto Erasmus, com quatro países (Portugal, Espanha, Estónia e Sérvia), denominado ‘Illumine’. No final do segundo período, decorreu no auditório do Colégio o evento científico de disseminação, dinamizado pela Associação parceira no projeto ‘Kokoro’, que reuniu investigadores na área da inovação pedagógica, da psicologia e da neurociência. O principal objetivo da sessão foi partilhar com a comunidade escolar exemplos práticos de aplicação de uso de estratégias de ensino que promovem um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e eficaz. Com a presença do Sr. Vereador da Educação do município de Amarante, Dr. Adriano Santos, e de vários diretores de escolas e muitos docentes, bem como de alunos de algumas turmas do Ensino Secundário, as apresentações e a partilha de resultados estiveram a cargo dos Professores Marc Beardsley (Universidade de Pompeu Fabra, em Barcelona), Nataša Simić (Faculdade de Filosofia da Universidade de Belgrado), Merike Saar (Universidade de Tallinn), e da Dr.ª. Catarina Neto (Associação Kokoro). Foram analisados exemplos em quatro grandes áreas de foco do estudo: Perceção do stress e reformulação (identificação de aspetos positivos dos desafios académicos, que ajudam os alunos na gestão do stress); Prática de recuperação (teste de conhecimentos e reconstrução com a memória, para aumentar a retenção a longo prazo); Prática distribuída (difusão das atividades práticas dos alunos em várias aulas, em vez de concluí-las numa única aula, reduzindo o esquecimento dos alunos); e Aprendizagem espaçada (estruturação das aulas, incluindo repetição e intervalos ativos de 10 minutos, para apoiar a formação de memória a longo prazo). Coube, mais uma vez, aos alunos de Turismo Cultural e Recreativo a organização do evento, com momentos de pausa que refletiram a nossa matriz como escola de uma cidade com a marca Cidade Criativa Unesco na categoria da música, através da Viola Amarantina do Professor Eduardo Kosta, acompanhado pela aluna de Animação Sociocultural, Vitória Nogueira, juntando-se a participação do ballet contemporâneo do Estúdio 89/CSG-EC, e de atletas da ginástica acrobática do Desporto Escolar do Colégio. Convidamos todos os professores a aplicarem com os seus alunos os recursos criados no projeto, através da seguinte ligação https://illumine.upf.edu/#.