Podemos viajar pelo mundo, mas se não trouxermos connosco todas as aventuras, é como uma “viagem perdida”. No dia 24 de setembro começou uma das melhores experiências da minha vida. Fazer parte do programa ERASMUS+ foi um prazer para mim, graças a todas as aventuras e aprendizagens que trouxe comigo. Itália foi o destino e estava realmente ansiosa porque gosto de comunicar e estava com muitas saudades da pessoa que me acolheu, aquela que é como uma irmã para mim. Os dias durante essa semana em Campobasso foram realmente incríveis. Passei-os com um grupo incrível, visitei locais harmoniosamente kafkianos e aprendi imenso sobre a cultura italiana.

Experimentei a comida típica, a língua italiana, a rotina diária e as suas tradições e comportamentos. Durante aquela semana pude fazer parte de outra família, noutro contexto de vida e senti-me em casa. Para mim, o melhor dia desta experiência foi o dia em que visitámos Nápoles. Gostei também da viagem a Termoli, uma região à beira-mar com uma paisagem instagramável na costa do Adriático. Aprender algumas danças italianas com todo o grupo foi, igualmente, libertador.

A vida é uma contínua e nunca acabada aprendizagem. Com esta experiência reforcei o autoconhecimento e a cidadania participativa. Compreendi a vantagem de ser trabalhadora, determinada, “mente aberta”, honesta, amorosa e corajosa para comunicar com pessoas à volta do mundo. É importante entender os outros, tentar fazê-los sentir-se bem e deixá-los saber mais sobre nós e sobre a nossa cultura. Saí desta experiência como uma pessoa com coração português e com uma alma do mundo.

Joana Gonçalves, 12.º 1B2