Vamos de olhos abertos a abarcar o mundo e de mãos cheias de letras frescas e incontáveis números. Os nossos passos a trilhar novos rumos ou a calcorrear caminhos familiares, engalanados por pedrinhas multicolores por descobrir e por areias que, não sendo movediças, guardam os socalcos das nossas heranças.

Chamamos os outros pelo nome e pronunciamos outros nomes com o cantar inédito da primeira nota. As mesas não têm as tatuagens dos amores juvenis e as cadeiras equilibram o descanso das férias. Trazemos na mochila o espanto dos livros que ainda não lemos, os lápis que não mingaram, as folhas que não tingimos de futuros e de sonhos.

Os professores esperam-nos para uma receção de acolhimento farto, de cumprimento grato. E os amigos sorriem-nos. A escola é assim: abre-nos sempre as portas, na certeza que também se parte quando se regressa.

Sejam todos bem-vindos.

Colégio de São Gonçalo de Amarante – Escola Católica

Amarante, setembro de 2022

Isabel Cristina Pacheco de Almeida Costa. Profª.