No passado mês de maio, depois de dois longos anos, o Colégio abriu integralmente as suas portas à comunidade, sob o mote “Semana do Colégio de São Gonçalo”. Através de um conjunto de iniciativas, todos se uniram em prol de atividades dedicadas aos alunos, enquanto decorria a mostra da oferta educativa, vocacionada para aqueles que ambicionam pertencer à família do Colégio. A melhor forma de cativar e esclarecer é através de um conjunto de ações em que contactamos com as pessoas de forma espontânea e seguram, algo que nos foi retirado com o maior isolamento social, prática incrementada pela necessidade de proteção coletiva. Junto dos alunos, a iniciativa foi acolhida como dever e espírito de missão. “Devemos dar o exemplo através da nossa conduta, de forma a incentivar os mais novos a estudarem e ambicionarem na medida do sonho: se formos estudantes ativos em todas as vertentes escolares, iremos servir como molde para aqueles que irão preservar o nosso legado numa determinada área“- opinião de um aluno do Curso de Ciências e Tecnologias. “O melhor momento? No meu caso, considero que o ponto alto da semana foi ter visto um “quebra-gelo” durante os concertos mínimos: todos os alunos se uniram em algo muito maior do que apresentações ao público, todos tiveram a oportunidade de expressarem uma determinada veia artística, sendo a primeira vez em que vejo alunas e alunos a dançar no recreio” – aluno de 9.º ano. De maneira unânime, em termos internos, devemos estar orgulhosos na imagem moderna e evolutiva da nossa escola, um ex-libris da nossa região, embaixadora da Cultura, da Ciência, da Arte, da Inovação e da Inclusão. Em termos externos, acreditamos ter sido concisos e esclarecedores na imagem concreta e direta daquilo que fazemos ao longo de um ano letivo. Terminado o meu ciclo como aluno, sem dúvida que este foi e será sempre “O Meu Lugar”.

Carlos Oliveira, Ciências e Tecnologias, 12.º Ano