Consciente da relação que o Colégio tem com metodologias ativas de ensino, o Coordenador de Matemática, Professor Rui Sousa, convidou o Professor Carlos Marinho para a sessão lúdico-pedagógica de “Magia” que costuma realizar todos os anos no nosso auditório. Mas desta vez estava reservada a surpresa da gravação da palestra por parte da RTP, no âmbito do programa ‘Outras Histórias’.

O programa é emitido pela RTP1 e pretende dar a conhecer a história de pessoas ou de projetos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem, com protagonistas que se distinguem em várias áreas culturais, sociais ou científicas. A terceira história do episódio de 28 de fevereiro destacou o trabalho e a dedicação ao ensino da ‘Matemática’, precisamente por parte do Professor Carlos Marinho, da SPDMov – Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento, aquando da sua visita ao Colégio, com gravações da sessão realizada com os alunos do 2.º Ciclo.

O Carlos percorre as escolas do país para mostrar que a matemática até pode ser divertida. Usa truques de magia para cativar os alunos e tentar pôr fim ao bicho de sete cabeças“, pode ler-se na página oficial do programa, exibido quinzenalmente em horário nobre e que conta já com 5 temporadas. O Professor Carlos publicou, recentemente, mais um livro sobre a beleza da matemática em vários contextos, com o nome “Só me arranjas problemas!“. Esta obra, de autoria de quatro autores de áreas diferentes, não é só um livro de problemas matemáticos, é acima de tudo um conjunto de ideias onde a matemática tem a sua aplicação problematizada. É um produto que tem problemas, histórias, lendas, narrativas, relatos que foram sendo investigados ao longo do tempo com uma escrita simples. Um livro de matemática e de Ciências de Educação para todos, envolvendo problemas matemáticos associados à liderança, à organização e à pedagogia. Acreditamos que a contextualização da matemática em situações concretas não deve ter a exclusividade no seu ensino, mas é, sem dúvida, essencial de ser introduzida nos planos de aula de uma área tão estigmatizada pela dificuldade. Estas iniciativas são pequenos catalisadores positivos de fomentarmos a mudança de paradigma dessa dificuldade, que também precisa de ser alimentada em casa. É por essa razão que em maio convidaremos alguns pais para sentirem novamente “borboletas na barriga” no seu regresso à escola e assistirem a uma sessão dirigida a adultos por parte do Professor Carlos. Fiquem atentos. O programa com a participação dos nossos alunos pode ser visto em: https://www.rtp.pt/play/p9915/e601747/outras-historias