New Interpretation of Cultural Heritage and City Life” é o tema do projeto ERASMUS+ que o nosso Colégio tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos letivos, em parceria com o Liceo Scientifico A. Romita – Campobasso (Itália) e o Berzsenyi Dániel Gimnázium (Hungria). A pandemia obrigou à alteração do calendário inicialmente previsto das mobilidades, criando ansiedade em todos. Mas no final de Novembro pudemos finalmente concretizar a primeira fase do nosso projeto, com a inesquecível viagem de 15 alunos e 3 professores a Budapeste. Foi uma semana de descoberta intensa numa partilha constante de cultura, de vivências, de valores, de línguas e de humanismo. Num mundo em que a paz e o respeito pela diferença do outro são cada vez mais urgentes e que podem, de um momento para o outro, deixar de existir, ter a oportunidade de, com este projeto, promover a integração social, melhorar a compreensão intercultural e o sentido de pertença a uma comunidade, prevenindo a radicalização violenta, tem sido muito gratificante para todos. 

 Seguiu-se a segunda etapa, a mobilidade em Portugal que decorreu na semana de 19 a 26 de março, com 15 alunos & 3 professores italianos, juntamente com 15 alunos & 4 professores húngaros. Para além dos alunos portugueses e respetivas famílias de acolhimento diretamente afetas ao projeto, toda a nossa comunidade escolar se tem envolvido nesta experiência nova e desafiante, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário. Prova disso foi o empenho na organização de atividades e  adaptação de espaços para acolher os convidados, destacando-se a divertida e (in)formal sessão de abertura, no espaço nobre do nosso Auditório, que contou com a presença de alunos de todos os níveis de ensino.

 O projeto ainda vai a meio, mas já paira um sentimento saudosista tão caraterístico de Portugal. Acompanhe todos os principais passos deste projeto nos canais oficiais do Colégio, bem como outros projetos internacionais que se encontram em fase de planeamento, a começar pelo próximo 10.º ano.