No dia 10 de janeiro somos convidados a regressar às raízes mais profundas da nossa identidade comunitária, enquanto membros de um Colégio que tem como patrono São Gonçalo de Amarante (sécs. XII e XIII), do qual continuamos a receber a seiva fundamental e regeneradora para os desafios dos tempos em que vivemos.

Esta figura tão marcante da nossa história comum, beato para a Igreja, mas santo para o povo, redescobriu o seu propósito de vida em Amarante, como eremita e evangelizador, após ter regressado de uma demorada viagem à Terra Santa e sido desapossado da sua própria paróquia, São Paio de Vizela. Sobre o rio Tâmega, construiu uma ponte de granito que, entretanto, se desmoronou pela força das águas. Nas suas margens, construiu pontes de humanidade alicerçadas na Palavra de Deus (Mt 7,24-27) que o esquecimento ou outro tipo de intempérie nunca apagou.

Em contexto educativo e em jeito de reflexão, São Gonçalo continua a ensinar-nos hoje, entre outras coisas, que a Escola deve ser, na verdade, um lugar onde todos os seus intervenientes têm a responsabilidade de construir pontes de humanidade. Os seus alicerces jamais poderão ser feitos de granito, mas de proximidade, verdade, alegria, esperança, entre tantos outros valores humanos e cristãos, capazes de contribuir decisivamente para que nos tornemos pessoas melhores. É dessa forma que construímos um mundo melhor.

Professor Sérgio Cabral | Pastoral