Por alunos do 7º B

A exposição “Mundo Sem Abelhas”, gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Amarante, foi associada ao projeto de construção de um «Hotel para Abelhas Selvagens» realizado pelos alunos do 7º B (na parte final do ano letivo 2020-2021), no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O hotel foi colocado no jardim do Colégio, junto à estátua de S. Gonçalo, local onde esteve patente a exposição, de 13 a 17 de setembro.

Trata-se de um projeto que procura sensibilizar para a importância das abelhas no equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, a sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Composta por fotografias captadas no Mercado Alimentar de Amarante e na Casa da Juventude, esta mostra pretende transmitir a dimensão local e aproximada do impacto imediato do hipotético desaparecimento das abelhas.

Estas ações de sensibilização foram desenvolvidas pelo Município de Amarante no âmbito do BeePathNet, rede de transferências do programa europeu URBACT, liderada por Liubliana (Eslovénia) com a parceria das cidades de Amarante (Portugal), Bydgoszcz (Polónia), Cesena (Itália), Hegyvídek (Hungria), e Nea Propontida (Grécia).

A abelha é, portanto, a guardiã da biodiversidade, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio da natureza.

De acordo com cálculos feitos por Albert Einstein, “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”.

A nível alimentar, aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são produzidos com a ajuda da polinização das abelhas.

As abelhas são as maiores alquimistas da Natureza. Elas precisam de nós! Nós não vivemos sem elas!

Portanto, todos nos devemos empenhar na sua proteção!