No início de mais um ano escolar, após a estabilização de rotinas e horários, urge a necessidade de olhar para o novo ano como uma oportunidade de reforçar laços entre a escola e a família e fortalecer a vinculação na relação pais e filhos.
Sendo os pais quem melhor conhece os seus filhos, os seus comportamentos e as suas emoções, estes constituem um recurso fundamental para um bom desempenho académico dos alunos e um bom desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
A escola deve promover o envolvimento das famílias, tendo o psicólogo escolar um papel importante na comunidade educativa, explorando, por vezes, formas diferentes de manter o contacto das famílias – escola, sobretudo quando estas estão relutantes ou tiveram experiências negativas no passado.
A investigação científica em Psicologia mostra-nos, resumidamente, que ter as famílias envolvidas com a escola gera mais cooperação entre alunos, facilita o funcionamento cognitivo e socioemocional das crianças, melhora o seu comportamento e potencia atitudes mais positivas face à escola. Além disso, os adolescentes que sentem o envolvimento dos pais na sua vida escolar estão menos predispostos a terem comportamentos de risco.
Como podem os pais colaborar nesta parceria e ajudar os filhos a terem sucesso escolar?
- Fale com o seu filho sobre a escola, tente compreender o que vai acontecendo diariamente.
- Estabeleça expectativas e objetivos realistas e razoáveis, elogiando o esforço e não se foque apenas nos resultados académicos.
- Mantenha um contacto regular com o professor/ diretor de turma, participe nas reuniões e nas atividades que a escola proporciona.
- Dê importância à assiduidade e permita as faltas apenas em situações de doença.
- Mantenha rotinas de alimentação e sono, privilegiando a toma de um pequeno-almoço saudável e um número de horas de sono adequado à idade da criança, do jovem.
- Supervisione a vida do seu filho online, tente perceber com quem fala, que páginas visita, redes sociais, etc. Controle o número de horas passado em frente aos ecrãs.
- Promova competências de organização e hábitos de estudo.
- Dialogue com a escola e peça ajuda quando sentir necessidade.
Todos juntos, pais e escola, chegaremos ao sucesso e ao desenvolvimento saudável das nossas crianças e dos nossos jovens.
Leonor Teixeira – Psicóloga
Serviço de Psicologia e Orientação