Como mãe e encarregada de educação no Colégio de São Gonçalo, concluí a primeira etapa desta viagem educativa no ano letivo de 2019/2020. Atualmente, estou prestes a encerrar a segunda etapa, neste ano letivo de 2024/2025, e sigo ainda “em mar alto” na terceira, já que a minha filha mais nova frequenta o 7.º ano. Este ano letivo reveste-se de uma carga emocional intensa, marcada por sentimentos de forte expectativa, descoberta e, naturalmente, alguma incerteza.

Espero que o corpo diretivo do Colégio, pelo exemplo, profissionalismo e rigor no desempenho das suas funções, continue a criar as melhores condições físicas, psicológicas e de crescimento moral, para que alunos e encarregados de educação sintam que têm ao seu dispor as ferramentas mais modernas e adequadas ao desenvolvimento académico e pessoal dos jovens.

Desejo, igualmente, que os professores vejam os alunos como indivíduos plenamente capazes e aptos a alcançar grandes objetivos, incentivando-os sempre a ir mais longe. Que nunca sejam classificados de forma limitadora, mas, pelo contrário, que sejam motivados para cenários futuros promissores e inspiradores, recebendo apoio, incentivo e esperança, especialmente nos momentos em que os resultados não correspondem ao esperado.

Que a proximidade entre professores e alunos deixe saudades e inspire a vontade de, um dia, quererem que os seus próprios filhos frequentem o Colégio, como eu fiz, motivada pelas boas recordações dos meus tempos de estudante nesta prestigiada instituição.

Sandra Sampaio