A visão holística que guia o processo de ensino e formação no Colégio de São Gonçalo reconhece que a prática de Atividade Física tem um papel fundamental no equilíbrio físico e emocional dos nossos alunos. O estilo de vida ativo que os incentivamos a adotar contribui para o desenvolvimento não só de corpos saudáveis, mas também de mentes igualmente criativas.

Esse compromisso, inegociável para nós, esteve na base de uma profunda remodelação dos espaços desportivos do colégio, que envolveu de uma forma transversal os espaços de aula e de recreio.

Os espaços desportivos que servem as aulas de Educação Física, e demais disciplinas do Curso de Desporto e Dinamização da Atividade Física, foram alvo de obras de remodelação e favorecimento. No pavilhão gimnodesportivo, foi efetuado um tratamento ao piso e às marcações, assim como aquisição de novas estruturas fixas e móveis associadas a uma grande diversidade de desportos e atividades físicas desportivas. A piscina foi profundamente intervencionada, com melhorias de conforto e regras de segurança legalmente exigidas. Por fim, os campos desportivos exteriores não foram esquecidos, e foi colocada iluminação artificial no campo sintético, que permite alargar o seu período de utilização no final do dia. Paralelamente, foram criados novos espaços desportivos que ocupam grande parte das nossas zonas de recreio, e que têm por objetivo incentivar atividades desportivas espontâneas por parte dos nossos alunos. Dessa intervenção, destaca-se a criação de um campo de Voleibol e outro de Basquetebol, utilizados intensivamente nos tempos livres. Telemóveis? Esses ficam na mochila ou em casa.