Perguntas e respostas

Os transportes do Colégio vão funcionar?
R: Os transportes são um serviço indispensável e como tal, com os devidos ajustamentos, vão manter o seu funcionamento ao serviço dos alunos do colégio. Para confirmação dos ajustes em curso, sugere-se a consulta dos novos horários e trajetos para este reinicio do ensino presencial para o 11.º e 12.º ano nas plataformas eletronicas que o Colégio disponibiliza.

Existe um risco de exposição elevado nos transportes públicos?
R: Os operadores e gestores de infraestruturas estão a adotar medidas de minimização do risco de contágio, mas para a contenção da propagação do vírus é importante a adoção de comportamentos responsáveis. Evite a proximidade com motoristas, maquinistas ou pessoal de apoio aos serviços de transporte, reduzindo ao mínimo indispensável essas interações. Sempre que possível evite aglomerações e elevada proximidade aos restantes passageiros. Sempre que possível reduza as suas viagens ao estritamente necessário. O Colégio S. Gonçalo no seu plano de transportes contratou uma oferta de serviços para tentar evitar elevadas taxas de ocupação.

Os operadores de transportes fizeram alguma mudança nos procedimentos de limpeza?
R: Sim, Solicitamos ao nosso operador e gestor de infraestruturas de transportes para o reforço dos protocolos de higienização e desinfeção de autocarros, assim como de superfícies e equipamentos de maior utilização (corrimãos, portas, pegas do interior, contorno superior dos bancos, contorno do habitáculo do tripulante, etc.).

O que está a ser feito para prevenir a propagação de vírus nos trabalhadores dos serviços de transportes?
R: As recomendações da DGS estão a ser aplicadas a todos os trabalhadores dos serviços de transportes, entre as quais, a medição de temperatura corporal para evitar a operação de serviços com trabalhadores que apresentem sintomas cuja condição não permita o serviço ao público. Assim sendo solicitamos ao nosso operador de transportes o controle da medição de temperatura corporal dos motoristas.

Caso encontres um aluno com tosse como devo agir?
R: A tosse pode ser um indicador, mas não significa que a pessoa esteja infetada com COVID-19. De qualquer modo adote um comportamento responsável e procure evitar a proximidade ou o contacto com superfícies junto desse aluno. Sensibiliza o teu colega ou sinalize-o junto do vigilante ou motorista para que se adote o procedimento adequado.

Vai ser obrigatório a exibição do cartão de estudante do Colégio S. Gonçalo ?
R: Sim . Para além disso vais necessitar de mostrar o cartão da escola para sair na hora do almoço caso estejas autorizado pelo teu encarregado de educação ou para almoçar no refeitorio como já era habitual.

Que comportamentos devo adotar antes ou depois de recorrer aos transportes públicos para minimizar o risco de contágio?
R: Recorra aos transportes apenas se estritamente necessário. Caso tenha sintomas, fique onde se encontra e não recorra aos transportes públicos e ligue para a linha de Saúde 24 para o respetivo aconselhamento. Caso não tenha sintomas e precise de recorrer aos transportes públicos, deve adotar comportamentos responsáveis como: evitar grandes aglomerações de passageiros, procurando sempre que possível manter uma distância dos restantes utentes; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, sobretudo antes e depois da deslocação; em caso de tosse ou espirro, faça-o para o braço ou lenço evitando a disseminação de partículas no ar; desinfeção regular das mãos com solução ou gel à base de álcool; evitar tocar no nariz, na boca, nos olhos ou restante cara evitando a transmissão de germes. Utilização de mascara obrigatória durante o transporte escolar.

Nos autocarros devo entrar pela porta da frente?
R: Os operadores devem procurar proteger os seus motoristas do contacto com os passageiros, por esse motivo, as entradas para o autocarro estão a ser alteradas para as portas traseiras, evitando aliás a permanência junto ao motorista no interior do autocarro. Ao entrar para o autocarro, aguarde a saída de todos os passageiros respeitando as distâncias e evitando os lugares da frente do autocarro

Paragens Aulas Presenciais