ERASMUS+
ERASMUS+
O Erasmus+ é o Programa Europeu para a educação, formação, juventude e desporto para o período 2021 a 2027 e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.
In erasmusmais.pt
KA210-SCH – Small-scale Partnerships in School Education “Erasmus Schools for a Sustainable Fashion“ (ESSF) | 2024-26
Durante o ano de 2024 em parceria com I.I.S. Blaise Pasca em Pomezia, Itália e École Privée Fieldgen no Luxemburgo, o Colégio de são Gonçalo tem cooperado no desenvolvimento do projeto. Desta vez a ideia é sensibilizar e aprofundar o conhecimento sobre as implicações que o mundo da fast-fashion tem na Sustentabilidade do planeta. Ao trabalharem em conjunto esta problemática, os alunos estão também a desenvolver competências linguísticas, digitais e ecológicas, bem como o seu pensamento crítico e envolvimento cívico, e, em última análise, a reforçar a sua identidade europeia em termos de preocupações ambientais e procura de alternativas.
KA220 – SCH -TRAILS Toward the responsible and constructive use of generative AI in language learning at school | 2023-25
A participação neste projeto possibilitou a formação de professores no desenvolvimento de competências no âmbito da utilizaçãp da inteligência artificial em sala de aula.
KA210-VET – Small-scale partnerships in vocational education and training – Cultural Routes and Digital Storytelling: Sharing Narratives of Europe’s Rich Heritage and Diversity | 2023-25
O Colégio de São Gonçalo enquanto coordenador do projeto estabeleceu parceria com a escola NTEGROVANA STREDNI SKOLA HOTELOVEHO PROVOZU, OBCHODU A SLUZEB, PRIBRAM na Chéquia (escola profissional de gastronomia e hotelaria). As duas escolas colaboraram num trabalho que se revelou muito rico no trabalho de cooperação e troca de práticas e experiências. O filme “Bridges” (clica aqui para visualizar o filme) inteiramente produzido e editado pelo Colégio em parceria com a escola Checa surge como produto final deste projeto que permitiu a todos os elementos nele envolvidos, o desenvolvimento de competências, a partilha de conhecimentos e a criação de suportes de formação inovadores.
No canal YouTube (Cultural Routes and Digital Storytelling) poderás descobrir mais sobre as atividades que este projeto envolveu.
Visita ao hotel Monverde
School activities / Preparing dinner at Hotel des arts / Dinner at hotel des arts
Porto Tour
Amarante / Workshop de doces conventuais na confeitaria da Ponte
School Exchange Patnership KA229 -The New Interpretations of Cultural Heritage Project | 2020 / 2021
A parceria e cooperação com as duas outras escolas envolvidas LiceoScientifico A. Romita em Itália, e Berzsenyi DánielGimnázium da Hungria.
O objetivo do projeto foi consciencializar os alunos do ensino secundário da riqueza da sua herança cultural e promover uma reflexão crítica relativamente à sua atitude em relação às suas cidades, aos seus locais de residência e ao seu património cultural .
A perceção das realidades culturais e sociais dos jovens, das características dos seus espaços envolventes foi potenciada ao descobrirem outras realidades e culturas das duas outras cidades (Campobasso, Itália e Budapeste na Húngria) A comparação decorrente das três realidades contribuiu fortemente para uma visão mais abrangente e tolerante da identidade europeia como um todo.